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Arquitetos: Benthem Crouwel Architects
- Ano: 2016
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Fotografias:Jannes Linders
Cuyperspassage é o nome do novo túnel na estação central de Amsterdã que conecta a cidade e as águas do rio IJ. Desde o final de 2015 tem sido utilizado por um grande número de ciclistas, aproximadamente 15.000 diariamente, e por pedestres, 24 horas por dia. Este 'corredor de tráfego lento' era exatamente o que muitos usuários da cidade sentiam falta. O que uma vez era um caminho tortuoso, agora é, por fim, uma linha reta. O túnel está revestido, em um lado, com cerca de 80.000 azulejos azuis de Delft: um verdadeiro espetáculo holandês num ponto central de Amsterdã.
Uma divisão clara
O túnel possui 100m de comprimento, 10 de largura e 3m de altura. Seu desenho apresenta uma clara divisão entre duas modalidades de descolamento. Ao fazer com que o nível dos pedestres seja sensivelmente mais elevado que a ciclovia, os pedestres sabem onde devem estar e podem se sentir seguros ali. Os ciclistas desfrutam da sensação espacial e através de uma rota rápida acompanhada por uma fila contínua de lâmpadas LED ao longo da borda elevada da calçada. O caminho pedonal possui um acabamento liso de peças cerâmicas esmaltadas feitas a mão. A ciclovia, ao contrário, possui um acabamento mais áspero, aberto, que absorve ruídos, feito de asfalto negro e grades de aço. Estas características servem para melhorar a comodidade do usuário, levando em conta a estrutura de concreto do túnel e sua grande longitude. As grades são impossíveis de sujar-se com cartazes e sua estrutura aberta reduz também o risco de pichações.
Habitação Urbana
Ao longo da parede da calçada existe um quadro de azulejos desenhados por Irma Boom Office. O desenho baseia-se em uma obra restaurada do pintor de azulejos de Roterdã, Cornelis Bouwmeester (1652-1733). Sua obra representa o navio de guerra da Frota de Roterdã e a Herring Fleet que fazem parte da coleção do Rijksmuseum em Amsterdã. Irma Boom substituiu a crista original na polpa com o escudo de armas de Amsterdã. O ciclista ou pedestre sai da parte histórica da cidade através do Cuyperspassage e se dirige até a 'nova Amsterdã' no norte, ou vice-versa. O quadro se desvanece até o rio IJ, as linhas da obra original dissolvem-se gradualmente e a seguir, se acumulam em forma abstrata de azul claro ao escuro, como se fomentasse aos ciclistas a ideia de reduzir a velocidade quando a balsa aparece a vista. Suas linhas e seus pixeis também visualizam a transição na arte do antigo ao novo. A empresa de cerâmica, Royal Tichelaar Makkum, passou cinco anos fazendo os 46.000 azulejos da parede para o quadro, assim como os 33.000 azulejos do piso no tamanho tradicional holandês de 13x13 cm. Nela, vemos grandes e pequenos navios mercantes, botes de arenques com redes em seu lugar, ondas agitadas e as gaivotas. O conjunto remete as antigas cozinhas nas casas as margens do canal de Amsterdã, a fim de que o túnel seja experimentado como um lugar seguro, como uma habitação urbana.
O Cuyperspassage é parte do master plan para a estação central de Amsterdã, um projeto de Benthem Crouwel Architects, encarregado pela prefeitura da cidade, ProRail e Nederlandse Spoorwegen.
Publicado originalmente em 26 de janeiro de 2016